sexta-feira, 25 de março de 2011

ARTISTAS AMERICANOS VISITAM ALDEIAS INDIGINAS NA REGIÃO DO RIO XINGU

fotos; Marcelo Salazar (ISA)

Arnold e James Cameron em reunião com os indigenas

Por motivos da participação no I Fórum Internacional de Sustentabilidade que aconteceu  em Manaus, capital do Amazonas, Arnold Schwarzenegger ator austríaco e ex- governador da Califórnia, nos Estados Unidos,’ aceitando o convite do cineasta James Cameron diretor de “Avatar” para participar também do Fórum, veio ao Brasil,  Schwarzenegger também aceitou o convite do cineasta americano para visitar  Altamira e algumas aldeias do Rio Xingu na região.
A equipe chegou em Altamira pela manhã do dia 23/03 em um jatinho particular, do Aeroporto da cidade seguiram  em uma aerovanave anfíbio para a região da visita, as aldeias  indígenas da região do Rio Iriri, distante mais de 200km da volta grande do Rio Xingu, local onde o projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte irá se instalar.
O grupo tinha como integrantes Felippe Flasérn, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, professores também fizeram parte  da comitiva dos ambientalistas, além da esposa do ex governador da Califórnia, representantes do movimento “Xingu vivo para sempre”,  cacique Raoni, líder Kaiapó e fortes opositores ao projeto de construção da hidrelétrica.
A visita não estava agendada pelo grupo, o ex governador da Califórnia tem interesse em conhecer a Amazônia de forma mais abrangente, afirmou em entrevista Schwarzenegger.
Na ótica dos visitantes o local visitado é em virtude dos povos das proximidades serem os mais afetados com os impactos da hidrelétrica de Belo Monte, afirma um membro da comitiva.
Segundo Marcelo Salazar diretor do ISA (Instituto Sócio Ambiental) em Altamira, o cineasta James Cameron tem sido a voz dos povos da Bacia do Xingu no âmbito internacional, para que o mundo saiba o que acontece nessa região. Não foi permitida a presença de nenhuma equipe de reportagem na aldeia para registro da reunião dos indígenas com a equipe de ambientalista e das ONGs que tem se tornado parceira desses povos, as imagens do encontro foram feitas por cinegrafistas que costumam acompanhar as equipes dos ambientalistas.
Eles invadem nosso território e não permitem que a imprensa local, regional, estadual e nem do País os acompanhe para registrar o teor das reuniões que eles fazem no meio da mata com os índios, o que será que eles tem a esconder que a imprensa não possa registrar? Eles publicam apenas aquilo que é de seu interesses.