terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Maior festival do Xingu, XIX Festival do Caratinga leva mais de 10 mil pessoas para a Praia do Leme em Souzel

Prefeito Cleto e vice Ademar e demais autoridades na soltura de 5 mil tartarugas
Milhares de pessoas passaram pela Praia do Leme

O município com as mais belas praias do Rio Xingu, Sen. José Porfírio mais conhecido como Souzel, nome herdado da antiga missão jesuíta que assim batizou a antiga vila de Souzel, nome que perdura até os dias de hoje na memória dos povos mais antigos da cidade, mas uma vez mostrou um grande leque de atração turística e cultural.
O XIX Festival do Caratinga, na cidade de Souzel, Estado do Pará, é uma expressão de cultura popular, em constante construção, onde os anseios e reivindicações da população são seus principais combustíveis, e vem sendo construído lentamente um processo coletivo de manutenção e revalorização das tradições locais.
O festival do caratinga tem sido nos últimos anos uma das maiores manifestações culturais entre todas as tradições que ocorre em Senador José Porfírio, e surgiu com a finalidade de prestar homenagem ao peixe caratinga e seus adeptos pescadores. Sendo realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Turismo, com apoio do Governo do Estado, AMUT, comerciantes locais, associações, municípios vizinhos e outros. O Festival teve sua 19ª edição realizada no período de 21 á 30 de janeiro de 2011, onde desde o inicio da abertura além da chuva que caiu quase todas as noites pra abençoar e refrescas as os brincantes da festa, passaram pelo palco da Praia do Leme localizada em frente ao município, show de artista popular, aparelhagem de DJ, Bandas conhecidas em todo estado paraense e atrações musicais e folclóricas do município, atividades de lazer e praticas esportiva aconteceram durante os dias, competições como a V copa de futebol de areia do caratinga, corrida de rabeta, futevôlei e a pesca do caratinga.
Outras atividades acontecerão ao longo do festival O destaque do prato típico do caratinga vem estimular a criatividade e o turismo gastronômico, a exposição dos trabalhos manuais das mulheres, e a oferta dos serviços públicos de saúde, educação ambiental, orientação social nas barracas e estandes montados ao longo da praia.
A abertura do evento contou com a participação da banda de musica municipal, pronunciamento do vice-prefeito Ademar e apresentação de Silvio cantor da terra, nos dias seguintes as atrações ficaram por conta das bandas de forró: forrozeiros.com, forró bom de farra, e a dupla sertaneja Rick e Ramon.
Os três últimos dias foram regados de muito agito e competições, no sábado pela manhã aconteceu à corrida de rabetas com saída da praia do Jutaí e chegada na praia do leme, e teve como vencedor, Ivan Santos da Silva que levou de premiação 1 motor rabeta com canoa completo. A tarde ficaram por conta das acirradas finais da V copa de futebol de areia, feminino com participação dos times Puma e União, mas que se deu bem foi o Puma vencendo pelo placar de 4 a 1, levando como premiação R$ 300,00, já no masculino o time do União por 8 a 2 passou fácil pelo time Família Nascimento, e levou de premiação R$ 300,00.
Para iniciar a noite senhoras da colônia de pescadoras apresentaram a dança do gambá, e carimbó  resgatando as danças folclóricas
E como todos os anos uma das atrações mais esperadas é a apresentação cultural folclórica do Grupo Puma, e esse ano mesmo com os imprevistos e com dificuldades em colocar os seus trabalhos a ser apresentado devido à chuva, o grupo sob coordenação de José Edilson mostrou mais uma vez ao publico presente que Souzel tem uma cultura que radia beleza.
O espetáculo apresentado teve como tema: Do Carimbó ao Kuarup: As Grandes Festas do Pará, e teve como intenção mostrar como o povo paraense é festeiro por natureza e os povos ribeirinhos da Amazônia, sempre realizaram festas para comemorar algumas datas, principalmente as datas religiosas.
Como ritmo, adotados o carimbó, dança que foi por muito tempo executada em festas nas comunidades ribeirinhas. Sua origem vem dos índios Tupinambás, porém sofreu grande influencia dos negros e também dos portugueses.
Por outro lado, os povos indígenas que sempre realizam grandes festas e rituais. Aliás, entre os índios é comum se realizar festas, inclusive para comemorar suas caçadas, pescarias e boas colheitas. O Kuarup é uma grande festa realizada anualmente entre as tribos do Xingu. Os Kamayurás, são os precursores desse ritual. O Kuarup é uma festa de adoração aos mortos. Originalmente o Kuarup foi realizado na tentativa e esperança de que através de vários dias e noites de orações, em volta de troncos, os ancestrais indígenas ressuscitariam. Essa tradição virou uma grande festa no Xingu, e acontece anualmente sempre em noites de LUA CHEIA.
 Pela manhã do domingo 14 pescadores saíram como procissão em suas catraias na captura daquele que é o símbolo da festa, o caratinga. A pesca do caratinga, uma das modalidades do Festival, é realizada por pescadores locais, como forma de expressão da identidade, força, determinação e sobrevivência do povo ribeirinho do xingu. O peixe é muito encontrado no Rio Xingu nas proximidades do municipio, como critério da pesca é premiado quem pescar o maior e menor caratinga. E houve um empate a senhora Martinha Maria Evangelista e Maria Francisca Barbosa pescaram um peixe de 15 cm e como critério de desempate Martinha Maria por ser mais idosa levou uma geladeira como premiação e o senhor Aluizio do Carmo levou um fogão 04 bocas, por ter pescado o menor caratinga com 6 cm.
Algo inédito aconteceu ás 12:00 de domingo, que contou com a presença de autoridades e prefeitos de outros municípios como Liber (Vitória do Xingu), Chiquinho do PT (Anapú), Pe. Edimir (Pacajá), Eraldo Pimenta (Uruará), Odileida Sampaio (Altamira). Foi a soltura de cinco mil filhotes de tartarugas da Amazônia representando os mais de 300 mil já nascidos no Tabuleiro do Imbaubal, que fica entre o municipio de Vitória do Xingu  e a 20km de Souzel, área de preservação ambiental e berçário dos quelônios como tartaruga, tracajá e pitiú, além de abrigar também outras espécies da fauna aquática amazônica. O Projeto que é coordenado pela SEMMA do município de Souzel, mas também conta comas parcerias da UFPA, Ong ICM BIO, IBAMA e SEMMA do Estado, que são parceiros de fiscalização já que o trabalho de conscientização e prevenção é de encargo municipal.
A tarde foram feitas as premiações dos vencedores das competições esportivas e desfile com premiação do garoto e garota caratinga 2011, o desfile contou com a participação de 6 casais.
O publico foi ao delírio com os desfiles do garoto e garota caratinga, Lamartine que teve como premiação 1 note book e Taueri a garota do XIX Festival do Caratinga 2011, também teve como premiação 1 lindo note book.
No período do festival a cidade de Souzel recebeu muitos turistas de diversos lugares do Brasil e até de outros países, muita gente bonita passou pelas areias da belíssima praia do leme, e lembrando que o evento marcou também pela paz e tranqüilidade dos brincantes. O prefeito Cleto Alves afirmou ser um projeto colocar Souzel na rota do turismo por especulações de que muitas praias desaparecerão com a construção da hidrelétrica de Belo Monte, e Souzel pode atrair muitas pessoas para o municipio.
O Festival constitui uma das diversas iniciativas da Administração Municipal na busca pela melhoria da qualidade de vida da população, implementando atividades de entretenimento e lazer, fortalecendo a vocação do Ecoturismo de praia de rio, pesca esportiva, desova das tartarugas, esportes náuticos, entre outras atividades turísticas, que resultam em benefício direto para a comunidade, tais como: geração de emprego e renda, produção de bens e serviços, preservação de seu patrimônio natural e cultural, num processo de inclusão social, e demonstram do espírito alegre, e acolhedor do povo souzelense.
O XIX FESTIVAL DO CARATINGA teve como finalidade organizar e implementar instrumentos de ações compartilhadas com a sociedade local, a  fim  de consolidar    experiências   necessárias    para    que     se    fortaleça o processo de desenvolvimento das atividades turísticas, a nível regional, nacional e internacional, O Festival do Caratinga é uma das maiores festas do Oeste do Pará inserido nos eventos culturais do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário