terça-feira, 23 de novembro de 2010

A FALTA DE SINALIZAÇÃO NO TRANSITO DE ALTAMIRA TEM LEVADO MUITA GENTE A ÓBITO, 346 REGISTROS DE ACIDENTES ESTE ANO

Tem se tornado perigoso andar nas ruas de Altamira, com uma grande onda de acidentes envolvendo muitos jovens inabilitados, ciclistas e na maioria motociclistas. O número tem assustado a população, mesmo com seu efetivo reduzido a menos da metade o Demutran tem se esforçado para garantir uma maior segurança no transito, mas tem esbarrado na falta de apoio e de estrutura para realizar o trabalho.
Segundo informações do órgão tem dias que recebem até quatro chamados de acidentes no transito ocasionados pela a imprudência, o Demutran atribui o alto índice de acidente em Altamira a falta de atenção e direção defensiva, a pressa tem sido alguns dos fatores, falta de estacionamento, falta de infra-estrutura da cidade, falta de sinalização nas vias públicas e falta de manutenção das ruas, são fatores de provocação, afirma Rosangela, secretária do Demutran,
Segundo Rosangela, Altamira não suporta o número de carros que possui atualmente, é necessário que os órgãos responsáveis pela organização do trânsito tanto estadual quanto municipal realizem um estudo bem aprofundado da situação do trânsito na cidade e apontem as soluções para resolver essa problemática que afeta toda a sociedade, ela ainda afirma que já foi feito um levantamento e elaborado projetos, mas não foram colocados em prática.
 Somente este ano de janeiro a outubro foram registrados 220 acidentes de trânsito, 90% envolvendo motociclistas, os registros deste ano ultrapassaram os registros de 2009, aproximadamente 10% destes acidentes foram com vitimas fatais, outros ficou aleijados, a maioria adolescentes que não tem habilitação e não usam equipamentos de segurança.
As vias que mais acontece acidentes em Altamira são: Av. Alacide Nunes, Av. Djalma Dutra, Av. Tancredo Neves, nos cruzamentos das vias e nas rotatórias, a falta de prudência, a pressa e a falta de respeito acaba invadindo o espaço do outro e não respeitam a pouca sinalização que existe.
As fiscalizações são feitas constantes em conjunto nos chamados patrulhões, fazem parte polícia Civil, Polícia Militar, Demutran e Detran, esses patrulhões são importantes, cada órgão tem sua competência e junto resolvemos todos os problemas, e tem dado resultado bastante positivo, comenta Rosangela.
O ministério público tem sido parceiro, o promotor Dr. Emério Mendes baixou uma portaria de acordo com o código nacional de transito e determinou a retirada das ruas da cidade todas as descargas cadron, aquelas descargas barulhentas que acaba encomendando o sossego do cidadão, o Demutran já recolheu muitas dessas descargas e está atento, a fiscalização vai ser endurecida neste sentido, afirma Rosangela.
O Demutran tem ido às escolas e realizado palestras com alunos onde são envolvidos os jovens e adolescentes e explicado a eles sobre as leis de trânsito e a importância de respeitá-las, o que é possível ser feito o Demutran tem cumprido dentro dos seus limites, afirma Rosangela.

Abandono – Mesmo com as ações que estão sendo feitas pelo Demutran ainda não são suficientes para solucionar a violência do transito em Altamira que chega a ser absurda, é necessário que as autoridades, judiciário, ministério público, Poder Executivos e Legislativos se unam para solucionar o caos do transito da cidade.
O judiciário como executor das Leis deverá chamar o executivo as suas responsabilidade uma vez que o transito em Altamira é municipalizado, para organizar o transito colocando os semáforos, as faixas de pedestres, semáforos de esquinas, o que não podemos mais é permitir que vidas continuem sendo ceifadas no transito em Altamira.
Estamos sofrendo o reflexo de Belo Monte, isto prova que Altamira não tem estrutura para esse mega projetos, tanto no transito, quanto na segurança, infra estrutura e tantas mais, como vai ficar? A quantidade de carros nas ruas aumentou, temos cerca de 10 mil carros que trafegam nas ruas da cidade todos os dias, mais de 20 mil motos, muitas pilotadas por menores.
É necessário também a compreensão dos condutores, serem prudentes e responsáveis, saber que sua vida é importante tanto quanto a do próximo, que ele precisa usar a rua da mesma forma, se tem moto andar de capacete, de carro com o sinto de segurança e esta com a habilitação em dias.

Fonte- Demutran

Nenhum comentário:

Postar um comentário